A Federação Paulista de Basquete, visando um melhor aprendizado aos jovens praticantes,  passa a adotar, a partir desta temporada,  novas regras de marcação para as categorias de base, válidas para as Associações filiadas como a ARB.

Tendo em vista a participação da categoria Infantil neste certame, fiquem de olho nas novas orientações e tirem suas dúvidas nos treinos.

Tais alterações não serão aplicadas à Copa Tatuí de basquete e tem interesse apenas para a categoria Infantil que disputará a ARB.



Mini, Mirim e Infantil – Obrigatória a marcação individual meia quadra, podendo ser quadra inteira.

Na categoria Infantil Masculino apenas na primeira ocorrência, ocorrendo em qualquer período, será advertido verbalmente o técnico da equipe infratora. Todas as demais ocorrências acarretarão na punição com falta técnica ao técnico, conforme descrito acima.

Estas faltas técnicas contam para a exclusão do técnico da equipe infratora.

1- não será permitido nenhum tipo de defesa pressão por zona em qualquer região da quadra.

2- O uso da(s) dobra (s), ou armadilha (s), ou trap (s), somente será (ão) permitida (s) na meia quadra de defesa, sendo que os jogadores que não participam da (s) dobra (s) deverão obedecer as três regras de flutuação. (ver item 4)

3- Jogador (es) do lado da bola (jogador próximo à bola; forte da quadra) deverá (ão) ser marcado (s) na linha de passe (antecipação) ou à distância de um braço ou menos do atacante.

4- Flutuações do lado contrário da bola (lado fraco da quadra):


REGRAS DE FLUTUAÇÃO


REGRA 1 – Atacante FORA (atrás) da linha de 3 pontos – O DEFENSOR DEVERÁ ESTAR FORA DO GARRAFÃO.

REGRA 2 – Atacante DENTRO da linha de 3 pontos (entre a linha de três pontos e as linhas da área restritiva) – O DEFENSOR PODERÁ ESTAR COM AMBOS OS PÉS FORA DO GARRAFÃO (ÁREA RESTRITIVA), OU, COM UM PÉ DENTRO E OUTRO PÉ FORA DO GARRAFÃO (ÁREA RESTRITIVA). Nunca com os dois pés dentro do garrafão.

REGRA 3 – O atacante junto à linha do garrafão (área restritiva; como na função de pivô, POIS PODERÁ SER I PIVÔ OU NÃO, QUE poderá estar EM QUALQUER PONTO DA LINHA lateral do garrafão ou na linha de lance livre) – O DEFENSOR DEVERÁ ESTAR À DISTÂNCIA DE UM BRAÇO ou menos, DO REFERIDO ATACANTE.

5 – Quando a bola estiver na região da linha imaginária que divide a quadra em seu sentido do comprimento, DEIXA DE EXISTIR LADO FORTE E LADO FRACO DA QUADRA, mas deverão ser observadas as mesmas orientações das 3 regras da flutuação, ou seja, jogadores na linha de passe ou não, jogadores atrás da linha de 3 pontos ou não, jogadores próximos às linhas da área restritiva, etc., evitando-se dessa forma a defesa por zona.

6 – Esta (ão) liberada (s) a (s) troca (s) de marcação, desde que sejam observadas as três regras de flutuação pelos outros jogadores que não participam da (s) troca (s) de marcação.

Tagged:


AABT - ANO VIII ©h2